Suplementos alimentares podem prejudicar os rins

10 de abril de 2024 Off Por ExecutivaForte

Isso também incluem os refrigerantes, especialmente os à base de cola, que tem grande quantidade de ácido fosfórico que  enfraquece os ossos, aumenta o risco de osteoporose, e se você já tem problema renal você vai precisar limitar o fósforo em suas dieta. Se você não tem problema renal nem potássio elevado, substitua por sal light, já que tem 50% de potássio e o potássio ajuda a baixar a pressão e excretar o sódio. Cerca de 10 milhões de brasileiros têm algum grau de insuficiência renal, e muitos nem sabem que tem e, além disso, milhões de brasileiros estão em risco. “Encontrar uma maneira de bloquear a reabsorção de glicose nos rins poderia oferecer um tratamento potencial para reduzir os níveis de açúcar no sangue”, afirmam os autores da pesquisa.

Algumas vitaminas em excesso no organismo podem levar a toxicidade, causando sintomas variados como diarreia, perda de apetite, queda capilar, fraqueza muscular, náusea, vômitos, urina alaranjada, entre outros. Assista os vídeos abaixo para saber mais sobre os alimentos que fazem mal para os rins e ficar atento aos sintomas de problemas renais. Além da grande quantidade de calorias e açúcar que os refrigerantes oferecem, os do tipo cola, bem como aqueles de coloração escura, contêm aditivos que contêm fósforo. Isso que pode parecer surpreendente, já que recomenda-se o consumo desses alimentos com frequência por ajudarem as pessoas a terem ossos fortes e uma boa saúde muscular.

Embora esse alimento possa ser uma escolha mais nutritiva, principalmente devido ao seu maior teor de fibras, assim como o arroz, o pão integral possui um alto teor de potássio e fósforo. Escolher o pão ideal para pessoas com doença renal pode ser um pouco complicado, já que as opções integrais são geralmente as mais recomendadas, principalmente quando comparadas ao pão de farinha branca refinada. A sua dieta, ou seja, tudo aquilo que você come, afeta a saúde dos seus rins, principalmente se você sofre com alguma condição renal. “A gente leva o carro para fazer a revisão de tempos em tempos, também espera que o avião tenha feito as devidas manutenções antes de decolar. Nós somos uma máquina que pretende viver 90 anos e não podemos simplesmente ir à oficina quando o motor ‘enguiça’, ou cuidar da saúde quando o corpo estiver gritando. É preciso ir ao médico antes de descobrir a doença e se prevenir”, conclui Machado.

Consumir fígado de boi pode fazer mal por causa de toxinas presentes nele?

Uma pessoa jovem e saudável pode ter predisposição à doença renal sem sequer suspeitar. Isso porque ela é silenciosa, não apresenta sintomas e pode levar até 20 anos para evoluir e se manifestar. Se não for investigada, o paciente vai perceber o problema só quando o rim estiver doente. Não existe nenhuma evidência de problemas hepáticos ou renais provocados pela creatina. A contraindicação é de utilização do suplemento por portadores de doenças renais ou hepáticas pré-existentes, o que se aplica também para vários outros nutrientes.

Quais os suplementos que prejudicam os rins?

As vitaminas, principalmente as que são efervescentes, também podem afetar os rins caso sejam consumidas demais. Rafaela explica que, quem tem diabetes ou doenças hereditárias que afetam os rins deve tomar cuidado com o uso desses produtos sem orientação, pois o excesso de sódio acaba formando cristais ou as pedras nos rins. Mesmo que nesse estudo a suplementação de vitaminas não tenha apresentado risco para os rins, assim como outros nutrientes, elas têm quantidades recomendadas para cada fase da vida.

Os produtos industrializados são ricos em sódio, açúcar e substâncias que prejudicam o funcionamento dos rins. Os suplementos que ajudam na boa função e saúde dos rins apresentam diversas composições, vai depender do tipo de suplemento. Suplementos naturais que contém uma microalga chamada Chlorella é uma das composições. Essa alga apresenta proteínas e vitaminas, como vitamina E, C e complexo B.

“Para quem já teve ou tem cálculos renais, o uso desse suplemento pode agravar a saúde renal. “É muito importante ter os hábitos alimentares mais saudáveis, incluir frutas, verduras e baixa ingestão de proteína. Evitar consumir muita carne vermelha e também alimentos embutidos como calabresa, linguiça e presunto que acabam prejudicando com o passar do tempo”, alerta Rafaela. “O meu objetivo, a princípio, era manter o corpo saudável com exercícios regulares na academia.

Mergulhar as batatas em um recipiente grande com água por pelo menos quatro horas antes de cozinhar faz com que a quantidade de potássio reduza ainda mais, mas isso não significa que todo potássio foi embora. Já as azeitonas em conserva ou Melhores Creatinas emsalmoura tendem a passar por esses processos para ficarem mais salgadas e menosamargas. Cinco azeitonas verdes em conserva fornecem cerca de 195 mg de sódio,o que é uma quantidade diária significativa para apenas uma pequena porção.

Alimentos Ruins para os Rins

Por isso, conheça os alimentos que fazem mal para os rins para que você possa evitar no dia a dia em excesso na sua dieta e consiga prevenir doenças renais. Portanto, mudar a sua dieta, evitando ou limitando certos alimentos, pode ajudar a proteger e a diminuir o acúmulo de resíduos no sangue, melhorar a função renal e reduzir vários outros danos. Para Ngo-Hamilton, a maior preocupação com os suplementos herbais (ou à base de ervas) refere-se à sua interação com os medicamentos de venda livre e os remédios de venda sob prescrição e a sua habilidade de causar lesão renal. A sobrecarga nos rins não vem exclusivamente do excesso de proteínas ou do consumo inadequado de whey protein, pelo contrário. Produtos manipulados, industrializados ou com alto teor de gordura podem prejudicar o organismo como um todo. Doses exageradas não têm nenhuma utilidade, já que o corpo não estoca proteína.

Vídeo: Sinais que seus rins estão pedindo socorro

Se você não dorme bem, seu corpo interpreta como você estivesse em alguma emergência e entra em cena o sistema nervoso simpático,  que aumentará seu cortisol e a adrenalina do seu sangue, preparando-o para esse emergência. Uma boa noite de descanso é extremamente importante para sua saúde geral, para sua memória, para o seu cérebro, para seu coração e também para seus rins. Mas claro, proteína é necessária para o crescimento, para seus músculos, para seus ossos e para ajudar a não ganhar peso.