RG, CPF, CNH e mais: veja como usar 7 documentos digitais Tecnologia

26 de setembro de 2024 Off Por ExecutivaForte

Ainda no aplicativo da carteira de habilitação, é possível salvar o documento do carro e compartilhá-lo com outras pessoas que o utilizam. Em alguns locais onde a CIN ainda não foi adotada, é possível baixar a versão digital do RG no celular. Estados como São Paulo e Rio de Janeiro têm aplicativos oficiais para Android e iPhone. A CIN já vem sendo confeccionada em alguns estados, mas a maioria não se adaptou totalmente ao novo formato.

Vale lembrar que o pedido só pode ser feito se o CPF do indivíduo estiver regularizado com a Receita Federal — confira como fazer isso de forma online. Menores de 16 anos devem estar acompanhados de responsável legal, mas menores de 12 anos não precisam comparecer.

Sendo assim, a CTPS digital serve para acompanhar o contrato de trabalho e visualizar informações da vida laboral, tendo o mesmo valor da versão impressa. No entanto, vale destacar que ela não pode ser usada para fins de identificação civil. Esse novo RG foi criado para unificar a carteira de identidade em todo o Brasil.

Ao permitir a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real, o novo documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos. A Carteira de Identidade Nacional – CIN vai transformar a identificação do cidadão. A emissão do documento de identificação, agora tem padrão nacional e número único para todas as unidades da federação. Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública e mitiga os problemas de fraudes no Brasil. A Carteira de Identidade Nacional é mais segura do que o RG e ainda garante acesso a uma versão digital. Depois da digitalização de sistemas, diversos documentos passaram a funcionar também por meio de aplicativos, trazendo mais praticidade e segurança para o cidadão.

Quais documentos posso tirar online?

Carteirinha SUS

A Carteira de Trabalho Digital pode ser emitida pelo aplicativo CTPS digital. A plataforma possui todas as informações presentes na versão impressa, como os registros trabalhistas, contratos de trabalho e número do PIS/PASEP. Além disso, o documento digital também permite solicitar a segunda via da carteira física em caso de perda. Para visualizar as informações dispostas no app, basta se cadastrar no site do governo pela própria plataforma e tocar nos ícones disponíveis na parte de baixo da tela. Para entrar na plataforma, o usuário deve responder a algumas perguntas pessoais e informar dados como CPF e nome da mãe.

Vale lembrar que os passos são os mesmos, assim como é interessante frisar que para o caso dos homens, não é necessário enviar o certificado de quitação militar, afinal o alistamento só ocorre ao completar 18 anos. Para fazer o cadastro digital e ter o seu e-título, os eleitores precisam ter em mãos digitalizados os seguintes documentos. Na versão física da CTPS, o número do Programa de Integração Social (PIS) ficava na primeira página do documento. Já na versão digital da carteira, essa informação não existe e a mudança se deve à simplificação do processo de contratação. Caso não haja alteração dos dados em relação ao RG original e o sistema do estado esteja atualizado, pode não ser necessária a apresentação dos documentos.

Assim como a primeira via de qualquer documento de identidade, a primeira via do CIN deverá ser feita presencialmente, basta que o cidadão faça o agendamento no órgão emissor em seu estado. Vale destacar que o aplicativo só pode ser usado por quem tem CNH, pois ele utiliza biometria digital para autenticar o cadastro. O CPF digital tem validade legal e serve como um documento de identificação. O documento pode ser baixado posteriormente tocando em “Minha Carteira” e, depois, em “Visualizar RG”. A tendência é que outros estados também criem suas plataformas de emissão de RG para facilitar a identificação dos usuários em todo o território nacional. O estado de São Paulo foi o primeiro a criar um aplicativo para emitir a versão digital da identidade pela internet.

Como acompanhar a solicitação do e-Título?

O mesmo se aplica certidao de testamento a autorização judicial que seja omissa quanto ao seu prazo de validade. 5O documento que possui dado pessoal desatualizado será recusado, a não ser que seja apresentado junto com certidão que demonstre a informação atualizada. Isso não se aplica ao nome dos genitores que tenham alterado o nome após o registro do titular. 1 Todo solicitante de passaporte, inclusive menor, deve apresentar documento de identificação.

Quando será feita a troca do RG antigo pelo digital?

Nesta etapa, são colhidas as impressões digitais e é uma foto do titular é tirada. Depois desse período, o passaporte será cancelado e o prejuízo da taxa fica com o solicitante. Após o preenchimento do formulário on-line, é necessário pagar a taxa de emissão do documento em qualquer banco, aplicativo bancário ou agência lotérica.

Nas solicitações pela internet, os documentos e fotos podem ser enviados em formato digital. Nem todos os estados oferecem opção para tirar a 2ª via do RG pela internet. Em muitos locais, só é possível realizar o agendamento ou pré-atendimento pela web. Nos estados que já estão emitindo a CIN, é possível ir até um instituto de identificação para solicitar o documento. Depois, é possível usá-lo em formato digital por meio do aplicativo gov.br, disponível para Android e iPhone (iOS).

3Nomes adotados no exterior só são reconhecidos no Brasil se houve legalização em Consulado Brasileiro, ainda no país de origem, e, ao retornar ao Brasil, transcrição em cartório brasileiro. Sem isso, o passaporte será emitido com o último nome oficialmente registrado no Brasil. Antigamente, era necessário que o empregado entregasse o documento de papel ao empregador para que pudesse ser registrado. Com a Carteira de Trabalho Digital, todo esse processo é feito pela internet e a única informação que o empregado precisa fornecer ao empregador é seu número de CPF. O documento de papel deixou de ser emitido para a maioria dos brasileiros em 2019, como uma medida para diminuir filas e agilizar o acesso da população à documentação.

1Na emissão do primeiro passaporte pela Polícia Federal, todos os nomes adotados até então devem ser demonstrados. A partir do segundo passaporte emitido pela Polícia Federal, apenas os nomes adotados após a emissão do último passaporte deverão ser demonstrados. 4O passaporte não será emitido a solicitantes que tenham CPF suspenso, cancelado ou nulo. 2O número de CPF pode ser demonstrado por RG, CNH, certidão ou qualquer outro documento oficial que o possua. Também não há um órgão central para a emissão do Registro Geral e cada estado tem um direcionamento próprio para realizar a solicitação ou agendar o atendimento.

Depois do agendamento, é necessário comparecer ao posto de atendimento na data e horário escolhidos. A presença física do solicitante do documento é necessária em todos os casos e é obrigatório levar toda a documentação em vias originais. Eleitores que tenham a partir de 15 anos já podem ter o título de eleitor se fizerem aniversário de 16 anos antes do primeiro turno das eleições.