O que é SEO: como fazer para alcançar o topo do Google em 2024
É verdade que SEO possui a particularidade de ser muito técnico — pesquisa de palavra-chave, otimização de páginas do seu site, análise de competidores. Com conhecimentos básicos — mas necessários — que mostrarei aqui, você já estará em grande vantagem em relação a seus competidores e garantirá que seu negócio consiga resultados de tráfego orgânico. Essa é uma maneira simples e eficaz de buscar backlinks de alta qualidade. Os buscadores Bing e Yandex têm suas próprias ferramentas para encontrar e corrigir problemas técnicos, assim como a Semrush. Os featured snippets são trechos de conteúdo que aparecem na parte superior dos resultados de pesquisa do Google para responder à pesquisa do usuário diretamente na SERP.
Utilize links internos
Para isso, existem algumas formas de otimizar seus conteúdos para que eles sejam escolhidos pelo Google para se tornarem featured snippets. A meta description é a descrição do conteúdo da página que aparece nos resultados da busca, dentro do snippet que também inclui o título e a URL da página. Portanto, na estratégia de SEO, essa tag deve incluir a sua palavra-chave, mas também ser atrativa para incentivar o clique do usuário e levá-lo até a sua página.
Publique toda semana para desenvolver autoridade de página
Para começar uma estratégia de SEO, é preciso contar pelo menos com as ferramentas básicas. Além disso, você também deve saber que uma estratégia de SEO geralmente dá resultados no médio e longo prazo. Os fatores off page, por sua vez, são elementos de fora da página que mostram se ela é uma referência. Estima-se que existam mais de 200 fatores de rankeamento no algoritmo do Google.
O que é SEO no marketing?
Essa é uma atividade que gera relatórios detalhados sobre os motivos para o desempenho atual de tráfego. É por isso que é importantes usá-los estrategicamente, passando autoridade para Pacote de autoridade as páginas que mais precisam. Dito isso, incluir palavras e frases relacionadas ao termos principal pode ajudar o Google a entender melhor sobe o que você está falando em cada página.
Para isso, são utilizados recursos como planejamento de palavras-chave, alt text nas imagens, clusters de SEO e outros. Estamos falando, por exemplo, de melhorar a usabilidade do site, usar palavras-chave naturalmente nos conteúdos, ganhar backlinks de parceiros confiáveis, entre outras estratégias que ainda vamos abordar neste guia. Sem o SEO off page, é bem provável que você tenha problemas para se posicionar quando as palavras-chave forem mais competitivas. Ele é o sedimento para a construção de autoridade do seu site, interferindo diretamente no ranqueamento dentro dos buscadores.
Elas são simplesmente muito competitivas para você fazer seu site subir no ranking se estiver começando o processo de otimização (vamos falar sobre como usar esses assuntos daqui a pouco). Depois disso, faz a indexação ao banco de palavras-chave que aparecem em buscas na rede, sempre com a intenção de encontrar a maior compatibilidade possível entre ambos. Assim, é possível que haja um bom mapeamento do que está acessível na web — isso, por sua vez, influencia o ranqueamento das páginas nos resultados do Google. Existe também o SEO local, que se apresenta como um conjunto de estratégias que objetivam melhorar o posicionamento nos buscadores, tendo como foco as buscas que acontecem regionalmente. Ao otimizar uma página da web por meio de tópicos, por exemplo, você consegue trabalhar melhor a rede de palavras-chave dentro deles, além de explorar links internos e inserir imagens com SEO. O SEO off page se refere às técnicas de SEO que são utilizadas fora do site — costumam estar associadas ao link building, sendo esse seu pilar fundamental.
É preciso acessar o código-fonte da página que exibe os produtos da loja virtual. Além disso, cerca de 69,95% da população do país acessa a internet diariamente, segundo levantamento de 2022. O mesmo material, inclusive, mostra que 33% dos brasileiros Pacotes de backlinks compraram na rede em 2021. Isso porque pode haver problemas com instabilidade ou mesmo total indisponibilidade do site. A segurança também conta, pois o Google penaliza sites que não têm os certificados ou apresentam falhas nesse sentido.
Essas palavras-chave são as que geram mais tráfego orgânico para o seu site. Para começar, digite seu domínio, clique em pesquisar e acesse a aba “Tráfego orgânico”. Quem usa CRM na rotina de trabalho, certamente ouviu falar na HubSpot, pois eles têm uma das melhores ferramentas do tipo no mercado.
Depois, criamos um link interno para nosso posto sobre “SEO técnico” nessa página. Recomendamos usar um texto âncora que contenha a palavra-chave de destino. Quando bem utilizados, os links internos podem melhorar e muito suas classificações no Google. O ideal é que sua empresa apareça nesses espaços quando os usuários pesquisarem um termo que descreva sua empresa, sua localidade ou que possua um determinador geográfico (“padarias em São Paulo”).
Então, você pode começar por ela e produzir um post otimizado para essa palavra-chave para atrair mais visitantes. Digamos que você esteja iniciando um blog no seu site e identifique a palavra que mais direciona tráfego para ele. Não espere um retorno imediato, como pode acontecer com anúncios e links patrocinados, ok?
Apesar de ter apenas uma influência indireta no ranqueamento nos principais motores de busca, por meio de boas táticas você consegue captar mais leads e ter melhores resultados com suas estratégias de marketing. Neste tópico, vamos desvendar os principais fatores de otimização ligados às suas páginas, que devem fazer parte da sua estratégia de SEO on page. Geralmente, os termos head tail apresentam um volume de buscas alto, o que tende a gerar bastante tráfego, mas também atrair um público muito amplo, com poucas PBN nacional chances de conversão. Para criar as suas estratégias de conteúdo e SEO, você precisa entender com qual intenção cada pesquisa é feita, para alinhar as consultas dos usuários ao que a sua marca tem a entregar para eles. Uma pesquisa de palavras-chave costuma começar com uma listagem de termos relacionados à sua área de atuação, produtos e marca. Você pode obter ideias no Google Analytics e no Google Search Console, que vimos anteriormente, ou em ferramentas de palavras-chave, que vamos conhecer a seguir.
No SEMRush você também consegue ter uma visão bem parecida com o Keyword Explorer, mas por ser uma versão paga (não tem uma versão gratuita mais básica) existem outras excelentes funcionalidades. Caso uma das respostas das perguntas seja “não”, nós voltamos com o conteúdo para ser atualizado e refeito. Ao contrário do que muitos pensam, SEO (mesmo sendo extremamente técnico) não é um bicho de sete cabeças. Neste conteúdo a Letícia Nonato ensina como construir uma estratégia de SEO do zero, mesmo que você não tenha tanto tempo ou conhecimento.