Correção das pálpebras: conheça a cirurgia de Blefaroplastia
A anestesia local pode ser potencializada com o uso de sedativos sistêmicos administrados por via oral ou intravenosa. Você precisa esclarecer com seu cirurgião se será usada anestesia local ou geral para a sua cirurgia de pálpebra. Seu oftalmologista também vai avaliar os possíveis fatores de risco cirúrgicos, comoproblemas de olho seco, doença ocular da tireoide e diabetes. Tenha em mente que a severidade e a quantidade de problemas que você apresentar podem desqualificá-lo como candidato à blefaroplastia. A pálpebra fica flácida, os músculos enfraquecem e bolsas de gordura se tornam mais proeminentes e inchadas. Neste caso específico, há ainda a possibilidade de o paciente ficar cego e a retirada da pele em excesso acabar dificultando o fechamento ocular.
Além do mais com a blefaroplastia não é removida apenas a pele superior das pálpebras, ela também remove aquelas “bolsas” que ficam na região abaixo dos olhos que dão a impressão de que a pessoa está com olheiras. • A cirurgia de pálpebra inferior pode corrigir queda das pálpebras inferiores. Blefaroplastia pode ser realizada tanto na pálpebra superior, quanto na pálpebra inferior, ambos os casos com duração média do procedimento de 90 minutos. Após esse período, o paciente deverá voltar ao médico para que sejam feitas a revisão e a retirada dos pontos. Esse procedimento pode ser indicado para pessoas a partir dos 30 anos, quando o processo de envelhecimento se inicia.
Com o uso do laser, os profissionais médicos conseguem obter uma incisão precisa e limpa, o que proporciona aos pacientes cicatrizes menores e uma recuperação mais rápida e tranquila do que com o método tradicional. “O envelhecimento da pele continua e é importante manter os cuidados nessa região. A pele e bolsa que foram removidas não voltam, mas a perda de colágeno é permanente”, atentou. A blefaroplastia é considerada uma cirurgia com baixo risco de complicações.
Para quem é indicada a blefaroplastia?
Caso o problema persista por mais de dois ou três meses, pode ser necessário um procedimento adicional para que haja pele suficiente para que as pálpebras se fechem por completo. Você pode sentir um leve desconforto durante logo após a cirurgia, mas se a dor for severa ou ocorrerem alterações na visão, informe seu cirurgião imediatamente. No primeiro dia, você deve aplicar compressas de água fria de hora em hora, durante 10 a 15 minutos.
Vantagens da blefaroplastia sem cortes
Porém, depois de alguns bons anos, não há mais procedimento estético ou cosmético capaz de solucionar o problema. Embora a blefaroplastia a laser possa ser indicada para pacientes com essas características, somente um especialista poderá avaliar cada caso e indicar ou não lipoaspiração o procedimento. Essa região do rosto está sujeita a ter rugas, assimetria, inchaço e pele caída. Tudo isso surge devido ao avanço da idade, ou seja, são consequências naturais. Utilizar óculos de sol quando sair de casa para proteger a região dos olhos da luz solar.
Esse procedimento é indicado principalmente para quem deseja retirar o excesso de pele das pálpebras, porém, a blefaroplastia também serve para corrigir a ptose palpebral, levantar o olhar e retirar bolsa nos olhos. Assim como acontece com o levantamento de pálpebra superior, a blefaroplastia para bolsas oculares também pode ser feita sob anestesia geral. Nesse caso, o cirurgião remove as bolsas por meio de uma pequena incisão na parte interna da pálpebra inferior. Na blefaroplastia inferior, a incisão nas pálpebras inferiores, pode ser externa, via pele, neste caso logo abaixo dos cílios.
Possíveis complicações da cirurgia de pálpebra
Também conhecida como lifting de pálpebras, a blefaroplastia com laser é utilizada para melhorar a aparência dos olhos. Os pacientes podem realizar o procedimento para fazer a remoção do excesso de pele das pálpebras superiores ou bolsas das pálpebras inferiores. Cirurgia de pálpebra, é um procedimento muito procurado por pessoas com mais de 30 anos. O tratamento é destinado à remoção do excesso ou flacidez de pele (dermatocálase) e, também, das bolsas de gordura das pálpebras. O objetivo da cirurgia é melhorar a aparência da região em torno dos olhos, devolvendo um aspecto mais jovial e descansado ao paciente.
É possível acelerar o processo de recuperação com o auxílio de drenagem linfática pós-operatória com a ajuda de um especialista. Assim como qualquer procedimento cirúrgico, há uma série de exigências antes de o paciente se deitar na cama de hospital, como a realização de exames como hemograma e coagulograma. Também é possível fazer a blefaroplastia a laser, técnica semelhante, mas que, no lugar do bisturi, usa o laser CO2 para delimitar o corte da pele enquanto os vasos são cauterizados. Embora pareçam circunstâncias iguais, uma não deve ser confundida com a outra e somente um médico especialista pode dar o diagnóstico.
Assim, a remoção dessas peles em excesso faz com que a pessoa aparente ser muitos anos mais jovens e por isso o sucesso dessa cirurgia é tanto. Caso o paciente exerça uma profissão que não demande muito esforço, está liberado para trabalhar após três dias. Caso contrário, só deverá voltar às atividades de forma gradual após duas semanas, quando, geralmente, os pontos são retirados. Sessões de drenagem linfática também podem acelerar o processo de recuperação e diminuir o inchaço.