Quanto exercício é preciso fazer por semana para começar a perder peso
Geralmente, esses sintomas ocorrem principalmente no início da dieta OMAD, quando o organismo ainda não se adaptou às mudanças alimentares. Algumas pessoas consomem apenas alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, enquanto outras escolhem comer o que desejar nesta única refeição. No entanto, a maioria das pessoas que seguem a dieta OMAD opta por se alimentar à noite, no jantar. Como mostra a emissora britânica, os cientistas descobriram que o momento em que se come mais no dia não faz diferença para o metabolismo, ou seja, não muda a queima de calorias, nem a quantidade de peso que perderam.
De acordo com a nutricionista Vera Salvo, como faltam estudos específicos e controlados com essa dieta em humanos, a OMAD não deveria ser recomendada. “Se fosse, não deveria passar de uma a três vezes por semana, em dias não consecutivos, a fim de minimizar seus riscos”, diz. A pesquisa incluiu no café da manhã ingredientes como smoothies (vitaminas), iogurtes, ovos, salsichas e cogumelos. A proteína se destacava porque ajuda as pessoas a se sentirem satisfeitas. Mas como a água é um líquido, ela é rapidamente esvaziada do nosso estômago – o que significa que na verdade não nos enche.
Os cientistas analisaram os impactos das grandes refeições e descobriram que as pessoas queimavam a mesma quantidade de caloria independentemente de comerem mais no café da manhã ou no jantar, informa a emissora britânica BBC. Mas o apetite era visivelmente menor quando ingeriam muito alimento logo pela manhã, o que poderia facilitar a manutenção da dieta. Comer bastante no café da manhã e menos no jantar pode ajudar que deseja perder peso ao diminuir a fome, afirma estudo publicado no periódico científico Cell Metabolism.
Melhores conteúdos de alimentação
Os órgãos e os músculos ficam mais eficientes e gastam menos energia para realizar suas funções vitais, pois foram avisados pelo cérebro de que há uma carência de “combustível”. Outros órgãos também usam os hormônios para advertir o cérebro de que não estão recebendo energia suficiente. Isso é um ponto de atenção ainda maior para nós, que já passamos dos 40 ou 50 anos, já que nosso metabolismo fica mais lento naturalmente pelo envelhecimento. Por isso, vale lançar mão do que for possível para dar uma força para o corpo.
“Isso pode estimular uma crise compulsiva ou, em menor escala, as beliscadinhas”, elucida Elaine. Então, mesmo anos depois de abandonar a dieta, nosso corpo segue lento na hora de gastar calorias. O pâncreas, por sua vez, reduz a produção de insulina, que regula o açúcar no sangue, e de amilina, que nos dá a sensação de saciedade. “O emagrecimento é um processo que precisa de dicas para perda de peso orientação. A alimentação equilibrada e fracionada ainda é a melhor forma de alcançar este objetivo”, diz Salvo. Segundo Eline de Almeida Soriano, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), a OMAD não é indicada para pessoas que necessitam de uma maior quantidade de energia e proteína, como as crianças em fase de crescimento, gestantes e lactantes.
Chás para emagrecer: 5 opções para intercalar e perder barriga
Se você está tentando perder peso ao redor da barriga sem se exercitar, você deve eliminar o álcool ou limitar-se a um ou dois copos por semana”, recomendou, em entrevista à revista Body Health Mag. Fazer exercício em excesso e cobrar mais do que o corpo pode oferecer acaba tendo efeito contrário do que se espera. “Há mais de 50 mil anos, quando ainda éramos nômades e a comida se tornava escassa, nós tínhamos a necessidade de nos deslocar para encontrar um outro lugar farto.
Deixe seu comentário
Ainda assim, como explica a emissora britânica, não está claro por que comer mais calorias logo cedo no dia pode reduzir o apetite. Os pesquisadores dizem que a questão vai além de ficar com a barriga cheia de manhã e vazia antes de dormir. Para investigar os efeitos do tamanho do jantar na perda de peso, os pesquisadores realizaram um estudo controlado em pessoas saudáveis, mas com sobrepeso ou obesidade. Isso significa que estes participantes tinham um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 25. No estudo, a massa corporal média dos participantes era de 30,8, ou seja, considerados obesos.
Mas, apesar de todo mundo desejar que seja possível perder peso de forma fácil, infelizmente há poucas evidências para apoiar essas afirmações sobre a água. “São apenas três horas de diferença? Sim! Mas são três horas que fazem toda diferença na resposta glicêmica. Portanto, quanto mais cedo jantar, melhor”, recomenda o nutricionista. Ele é o responsável pelo acúmulo de gordura visceral, a pior de se queimar, e retenção hídrica. É de extrema importância que você aprenda a administrar os fatores que te estressam”, pontua Elaine.
Diversos profissionais de saúde frequentemente usam a OMAD como uma ferramenta complementar para a perda de peso, mesmo que de forma temporária, principalmente em pessoas que não conseguiram emagrecer com outras estratégias, como ao tentar reduzir os carboidratos da dieta. Ela é bastante parecida com o jejum intermitente, no qual a pessoa se priva de se alimentar por algumas horas, de forma voluntária, ou reduz a ingestão de calorias. Nesses casos, pode ser feita restrição em dias alternados, jejum o dia inteiro ou por tempo limitado (restrição da ingestão por 12, 14 ou 16 horas diariamente). O ideal, segundo a especialista é pegar porções pequenas de comida, para evitar possíveis exageros. “A maioria de nós tende a não querer desperdiçar comida. Então, para não comer mais do que é devido, correndo o risco de se arrepender depois, pense no tamanho da sua fome antes de se servir. Isso vai ajudar a reduzir cerca de 20% das calorias ingeridas”, diz. Então, muitas vezes podemos aumentar a quantidade (o volume) de alimentos ingeridos e, ao mesmo tempo, promover o emagrecimento, pois estaremos de fato nutrindo o corpo, com aquilo que ele precisa para sua melhor performance.
Trocar bebidas com alto teor calórico, como refrigerante e álcool, por água pode ser uma maneira fácil de reduzir as calorias que você consome diariamente, o que pode ajudar na perda de peso. A especialista preconizava que a gente deveria comer refeições mais calóricas de manhã e mais leves à noite. Décadas depois, cada vez mais estudos mostram que ela tinha razão.