O que é inteligência artificial? Veja como funciona, exemplos e mais

O que é inteligência artificial? Veja como funciona, exemplos e mais

14 de agosto de 2024 Off Por ExecutivaForte

A inteligência artificial generativa chegou para mudar como interagimos com as máquinas e reinventarmos como realizamos o trabalho. Nas áreas de negócio é comum contar com profissionais que não possuem expertise em desenvolvimento, análise de dados, design e outras funções específicas. Assim, visam tomar decisões que melhorem seu sistema produtivo, baseando-se em fatos. Desde o planejamento da produção até os cuidados com os funcionários, com a comunicação e com os processos de logística.

Reconhecimento de voz e processamento de linguagem natural (PLN)

O TechTudo reuniu, em seis tópicos principais, os pontos mais relevantes que você precisa saber sobre a inteligência artificial (IA). No índice a seguir, confira todos os assuntos que serão abordados ao longo deste guia. Sendo assim, a Inteligência Artificial torna-se fundamental para a otimização de processos corporativos e organizacionais. Ou seja, ela é responsável por alavancar a produtividade das empresas e organizações.

Inteligência Artificial Forte ou Inteligência Artificial Geral (AGI)

Um exemplo simples e corriqueiro é o uso do sistema de GPS, que permite monitorar o trânsito em tempo real, e assim, otimizar o percurso de uma viagem. A quantidade de texto na internet e em livros digitalizados é tão vasta que ao longo de muitos meses o ChatGPT conseguiu aprender sozinho como combinar palavras de forma significativa. Muitos dos avanços mais recentes em IA foram possibilitados pelo aprendizado profundo.

O Parlamento nas redes sociais

Por meio da interação do usuário com o chat, a IA executa a conversação baseado na configuração e informações inicialmente implementadas. Assista ao nosso webinar exclusivo, “Criando Imagens Incríveis com a Tess AI”, e mergulhe mais fundo na jornada modelos de IA da criação de imagens com a Tess AI. Com esta funcionalidade, você terá imagens de alta qualidade geradas em questão de segundos. Basta inserir sua ideia e refinar os parâmetros com simples comandos de texto para criar algo verdadeiramente único.

O que a IA já faz?

A ideia de um único modelo de IA capaz de processar qualquer tipo de dados e, portanto, executar qualquer tarefa, desde traduzir entre idiomas até projetar novos medicamentos, é conhecida como inteligência geral artificial (AGI). Provavelmente já existem vários perfis de suas ações financeiras e sociais, principalmente online, que podem ser usados para fazer previsões sobre seu comportamento. A sociedade agora está começando a lidar com o que isso significa para coisas como direitos autorais e a ética da criação de obras de arte treinadas a partir do trabalho árduo de verdadeiros artistas, designers e fotógrafos. Como a nova imagem é construída a partir de camadas de pixels aleatórios, o resultado é algo que nunca existiu antes, mas ainda é baseado nos bilhões de padrões aprendidos com as imagens de treinamento originais. Se você já usou Alexa, Siri ou qualquer outro tipo de sistema de reconhecimento de voz, está usando IA. Setores como o da saúde podem se beneficiar significativamente, tanto na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos quanto em diagnósticos mais precisos.

Um material que é mais do que essencial para o estudo inicial de programação em Python. Ao contrário do que muitos pensam e é retratado em filmes, a Inteligência Artificial não está presente somente em robôs humanóides que irão dominar o mundo ou roubar nossos empregos. O JPMorgan lidera o ranking de implementação de IA entre os 23 maiores bancos da América do Norte e da Europa. Avaliando talento, inovação, liderança em estratégia e implementação de IA, além de práticas responsáveis, o JPMorgan alcançou a pontuação mais alta, com 65%. A Coca-Cola, através da plataforma de e-commerce Yalo, que utiliza IA, estabeleceu uma conexão eficaz com os comerciantes.

Ele é baseado em uma arquitetura de rede neural conhecida como Transformer, e essa arquitetura tem a habilidade especial de trabalhar com informações sequenciais como texto. As inteligências artificiais generativas têm a capacidade de criar novas informações a partir de conjuntos de dados pré-existentes. Essas IAs são “ensinadas” a partir de grandes bases de dados com a intenção de que sejam capazes de adquirir o padrão de construção desses dados.

É um subcampo da inteligência artificial, na qual uma máquina aprende, ou seja, ela é ensinada a partir de algoritmos a realizar uma tarefa determinada, entendendo um padrão. Tem ainda o reconhecimento da autenticidade de assinatura digital e validação por token, uma mecanismo que pode proteger seus negócios sem perder a agilidade de tomar decisões de qualquer lugar, a distância. Defensores e promotores da IA enxergam melhorias no conforto que inovações tecnológicas levam à vida cotidiana. Carros autônomos e softwares de tradução inteligente, por exemplo, então entre as aplicações possíveis, que facilitam a vida cotidiana de todos que se abrem à tecnologia. Se você tem um projeto web baseado em inteligência artificial (“AI” em inglês), garanta já seu domínio .ai com a IONOS.

A IA é fundamental para o desenvolvimento de robôs autônomos que podem navegar, interagir e aprender com o ambiente, realizando tarefas como limpeza, manutenção, cirurgia e exploração espacial. Existem diversas técnicas e algoritmos para se ensinar uma máquina a realizar uma tarefa. Na maior parte dos casos, quando ouvimos falar de IA, estamos falando de algoritmos de Machine Learning. Ainda na onda de quem vai fazer vídeos ou ter canal do Youtube, temos um outro probleminha chato, que é conseguir suas próprias músicas. A promessa da Polymer é justamente fazer com que seus clientes não precisem usar o Power B.I da Microsoft ou ferramentas similares, uma vez que ela faz tudo de maneira mais rápida e intuitiva.

Os defensores apontam para o progresso fenomenal da IA nas últimas décadas, especialmente em áreas como aprendizagem automática e aprendizagem profunda. Eles argumentam que o crescimento exponencial da capacidade de computação e da disponibilidade de dados pode levar a uma “explosão de inteligência”, em que a IA ultrapassa rapidamente as capacidades humanas. O futuro está no trabalho conjunto de humanos e IA, com a IA aumentando as capacidades humanas e aprimorando a tomada de decisões. Um dos principais desafios da IA é a consideração ética em torno de sua implementação.

A Tess AI oferece mais de 200 modelos de IA prontos para executar tarefas em diversas áreas, como marketing, vendas, design e programação. Com ela, você pode criar e-mails, resumir textos, planejar campanhas, gerar imagens e muito mais. Simples, a tecnologia blockchain tem como premissa a segurança e sistematização de dados. Enquanto isso, para que a IA funcione da melhor forma, necessita de dados devidamente sistematizados e organizados em seu sistema, para o desenvolvimento do aprendizado de máquinas. Treine, valide, ajuste e implemente IA generativa, modelos de base e recursos de aprendizado de máquina com o IBM watsonx.ai, um estúdio empresarial de próxima geração para construtores de IA. Os modelos generativos têm sido utilizados há anos em estatísticas para analisar dados numéricos.

Esse mesmo time pode construir uma ferramenta de IA que bloqueia de alguma forma essas operações. Outra forma que a IA pode estar dentro das empresas é através de soluções dedicadas, criadas com os dados da própria empresa. Além disso, a IA tem sido usada para ajudar desenvolvedores na automação de tarefas, como depuração de código, identificação de bugs e até mesmo geração de código-fonte através de sistemas como o GitHub Copilot. A IA pode acelerar a descoberta de novos materiais, medicamentos e soluções energéticas, analisando rapidamente grandes volumes de dados experimentais e simulando cenários complexos. A IA pode analisar dados médicos, como exames de imagem e registros eletrônicos de saúde, para ajudar no diagnóstico de doenças e na identificação de tratamentos personalizados, considerando as características individuais dos pacientes.

Assim, a Inteligência Artificial contribui para melhorar a usabilidade e experiência do usuário. Por se tratar de uma área relativamente nova, que está em plena ascensão, dentre os principais desafios do segmento estão a escassez de profissionais qualificados e a dificuldade de contratação de especialistas. Por meio da identificação de padrões de comportamento, em conjunto com o banco de dados de um sistema, a IA se torna capaz de “prever o futuro”. A análise e sistematização de dados é outra vantagem importante da implementação e uso de um sistema de Inteligência Artificial. Porém, como tudo na vida, o uso da Inteligência Artificial pode apresentar vantagens e desvantagens.