Entenda como funciona o futebol
A pesquisa deve conter elementos relacionados com origens, evolução, modo de prática, curiosidades, equipamentos utilizados. Os resultados podem ser apresentados verbalmente, pela exposição de cartazes ou produção de vídeos. A partir das informações levantadas com a pesquisa, possibilite que os estudantes adaptem e experimentem outras modalidades, compreendendo os elementos, as características e ações motoras constituintes. Peça aos estudantes que relatem sobre a mudança brusca das funções de ataque e defesa, bem como a pressão do tempo para concluir o ataque, no caso do jogo mini basquete. Espera-se que percebam a necessidade de deslocamentos velozes e tomadas rápidas de decisão.
Ele é muito procurado nessa estação do ano, principalmente pelo fato da brincadeira fazer uso de água. O jogo é extremamente popular nos Estados Unidos, ultrapassou o baseball como o esporte mais popular da nação. As tentativas não são acumuladas, por exemplo, se uma equipe consegue alcançar o meio do campo logo em sua primeira jogada, a equipe terá as mesmas 4 tentativas para chegar até a zona final. À primeira vista, a maior diferença entre o Futebol Americano e o Flag Football é todo aquele equipamento de proteção, ou no caso, a falta dele. O Flag Football é uma modalidade esportiva derivada do Futebol Americano. A Fédération Internationale de Football Association – Fifa surgiu na França em 1904.
Quando falamos sobre Futebol Americano, inevitavelmente, uma das primeiras lembranças que as pessoas têm é sobre a agressividade do jogo. Por exemplo, aqueles atletas enormes “se batendo” em campo, ou então aquelas cenas de grande impacto, com jogadores atingindo e sendo atingidos em alta velocidade, o famoso tackle, técnica também muito utilizado no Rugby. Poderá ser feita uma marcação fora do campo de jogo, a 9,15 m do quadrante de canto e perpendicular à linha de meta, para marcar a distância que deverá ser observada na execução de um tiro de canto. Dois times são formados, se enfrentando em uma quadra com gols posicionados nas duas extremidades; os jogadores devem competir para obter posse da bola e fazer com que ela seja colocada dentro do gol. Portanto, o esporte auxilia as crianças na criação de uma imagem mais positiva sobre si mesmas e no estabelecimento de maior confiança em suas habilidades. Em um time de futebol, cada jogador desempenha um papel importante dentro da equipe, valorizando cada um e reconhecendo seus esforços.
Futebol no desenvolvimento infantil é gol na certa!
Porque desenvolvem o raciocínio lógico, a percepção visual, auditiva, tátil…e o desenvolvimento integral porque os alunos aprendem jogando. Os participantes ficam passando uma bola de um para o outro com os pés ou com as mãos, a escolha fica a critério do grupo. Enquanto uma criança fica como “gulu” ou “maluquinho”, tentando capturar a bola. Quando a criança conseguir pegar a bola, deixa de ser o “gulu” e troca de lugar com o último participante que tocou na bola. Quando ela diz isso, todas as crianças têm que ficar paradas onde estão.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
São educativos pois precisam cumprir normas, alcançar os objetivos propostos, despertar o gosto pelo estudar e são uma forma de aprender limites e controle emocional. Desenvolvem o raciocínio lógico e o desenvolvimento integral dos educando[…] Para os alunos as brincadeiras e jogos preferidos são o futebol e as demais brincadeiras realizadas no ginásio de esportes. Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato apostas esportivas de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais (RCNEI 1998, p.22).
Lembre-se de que a identidade dos personagens não deve ser revelada à equipe adversária. Dê cinco minutos antes do jogo para que debatam entre si e definam quem será cada um/a dos/as personagens. Todas as pessoas podem jogar por todos os lugares e não há times, cada um/a joga por si. ● Quando um/a primeiro/a jogador/a for “queimado/a”, ele/ela deverá ir para o cemitério, pois está morto no jogo.
ensinamentos do futebol para aplicar ao time da sua empresa
Esse jogo é um tipo de queimada bem conhecido, porém que se difere frequentemente em algumas regras entre as pessoas, quando se reúnem para jogar. Organize a vivência de, pelo menos, quatro jogos do tipo queimada, com regras diferentes. Antes de cada vivência, apresente as regras, o tempo de duração do jogo e o espaço a ser utilizado. O respeito está diretamente ligado ao trabalho em equipe, à capacidade de lidar bem com derrotas e também à confiança em si mesmo. A prática do esporte, quando ocorre em um contexto de competição saudável, é uma oportunidade para a criança desenvolver todos esses aspectos de forma positiva. Os riscos associados à prática do futebol são os mesmos de qualquer outra modalidade esportiva em que não é realizado preparo físico específico ou não haja hábito da prática.
Na terceira folha, escrevam novamente o nome do jogo, o tempo de duração, o objetivo do jogo e as regras que foram acordadas no grupo. Os jogos criados não poderão ser iguais a nenhuma das queimadas vivenciadas nas aulas. O tempo de duração é a escolha de quantos minutos uma partida deve durar, ou se vai acabar somente quando o objetivo do jogo for alcançado.
A intenção é que os jogadores se ajudem e se comuniquem de forma estratégica para agirem rápido e não deixar a bola cair. Por sua vez, a pessoa escolhida para ser o avião, não poderá perguntar nada e nem saberá como as pessoas estão dispostas na pista, apenas confiará na comunicação do seu piloto e seguir suas orientações. O piloto não pode encostar no avião, precisa ficar numa área próxima à pista, mas não dentro dela. O objetivo dele é ter uma comunicação clara para guiar o seu colega (avião) até o final da pista de pouso, sem que ele esbarre nas pessoas que são os obstáculos.