Dicas para recuperar mais rápido da cirurgia

Dicas para recuperar mais rápido da cirurgia

20 de janeiro de 2024 Off Por ExecutivaForte

Antes e depois de qualquer cirurgia, existem alguns cuidados que são fundamentais, que contribuem para a segurança da cirurgia e o bem estar do paciente. Antes de realizar qualquer cirurgia é indispensável a realização de exames de rotina indicados pelo médico, como eletrocardiograma por exemplo, que avaliam o estado de saúde em geral e contraindicações à anestesia ou ao procedimento cirúrgico. O médico deve acompanhar o paciente com mais cuidado em casos de anemia, uma vez que pode haver uma perda maior de sangue e, consequentemente, de ferro durante o procedimento cirúrgico. Alguns alimentos podem causar irritação, inflamação ou dificultar a digestão, além da possibilidade de interferência na absorção de medicamentos ou no próprio processo de cicatrização. Além disso, o consumo exagerado de doces causa inflamação local do intestino. Outra categoria de alimentos para excluir da dieta pós-cirúrgica se refere aos itens ultraprocessados, já que contribuem para a inflamação do organismo.

As folhas verdes, como escarola, espinafre e couve são alimentos ricos em vitaminas B e E, que contribuem para o aumento de fibroblastos – células do tecido conjuntivo -. Desta forma, esses alimentos auxiliam no preenchimento dos tecidos e aumento do colágeno. Além disso, o médico pode avaliar se há algum risco de hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios da tireoide) após a cirurgia e adaptar a dieta de acordo. Em geral, é aconselhável adotar uma dieta equilibrada, e manter-se bem hidratado, tomando cuidado para também não comer menos do que é adequado para você. Além de favorecer inflamações, são alimentos com muito sódio, que causa inchaço e atrapalha a cicatrização.

Seguir corretamente a dieta pós-bariátrica é fundamental para a saúde do corpo e recuperação do paciente, afinal, é um novo início e é preciso todo um processo para reaprender a comer e lidar com o corpo. Após uma cirugia de tumor cancerígeno, a dieta pós-cirúrgica ajudará a evitar ou reverter a desnutrição. Se é uma cirugia no trato digestivo, a dieta é fundamental para a adaptação da digestão na nova situação instestinal. Para que os resultados conquistados com o procedimento se mantenham, é preciso comprometer-se com um estilo de vida mais saudável, e não somente durante a mudança na alimentação antes e depois da cirurgia plástica. Em primeiro lugar, o consumo de produtos ricos em gordura saturada e açúcar refinado, assim como de embutidos, enlatados e industrializados, deve ser evitado durante esse período. Fast food, refrigerantes, biscoitos, carnes gordas, frituras, presunto, salsichas, salames e molhos prontos (em saladas e outros pratos) fazem parte da lista.

O que não comer depois da cirurgia?

Para aliviar a dor nas costas pode-se fazer exercícios de alongamento, uma massagem, melhorar a postura ou colocar compressas mornas no… A dor no pé da barriga pode ter diversas causas, podendo ser indicativo de gravidez, má digestão, pedra no rim, prisão de ventre ou… A dor do lado esquerdo abaixo da costela pode ser causada por uma inflamação ou infecção como gastrite, pancreatite ou pedra nos rins,… Marque uma consulta com nossos Cirurgiões e receba o cuidado personalizado que você merece.

Vai beber? Veja 7 alimentos para consumir antes e evitar problemas

O banho em casa, quando liberado pelo médico, deve ser feito com chuveirinho, com água morna e, idealmente, na posição sentada para não ter risco de tontura ou queda. O banho após a cirurgia deve ser feito com cuidado pois em alguns casos, não se pode tirar e nem molhar o curativo para não ocorrer contaminação da ferida, o que pode causar infecções e dificultar a cicatrização. Na maior parte dos casos é possível pode retornar a algumas atividades diárias, como trabalhar, dirigir e realizar exercícios leves, como caminhadas após 1 mês. Neste momento, a dieta hospitalar é definida por uma prescrição médica que auxilia no direcionamento de quais alimentos deverão ser consumidos durante o processo de cura. Na maioria dos casos são refeições leves que influenciam na regeneração dos tecidos. A dieta anti-inflamatória é um tipo de alimentação que consiste em consumir alimentos como açafrão, nozes e sardinha, que são ricos…

O que pode e o que não pode na alimentação antes e depois da cirurgia plástica

O ideal são cortes com menos gordura, entre eles o peito de frango e nos casos de carne bovina, patinho ou lagarto. É importante que o paciente comece a se preparar para a cirurgia desde cedo. Consumindo alimentos pobres em gordura saturada e evitando alimentos ricos em açúcar refinado ou industrializados. Na lista de alimentos que devem ser evitados estão fast-food, biscoitos de chocolate, refrigerantes, frituras e carnes gordas.

Líquidos

Ao notar o pus na região ferida, é necessário ir ao médico com urgência para realizar o tratamento da região, entrar com um antibiótico e drenar o líquido. Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Existem vários tipos de curativos e suas indicações e o tempo que devem permanecer na cicatriz dependem do tipo de cirurgia, do grau de cicatrização ou tamanho da cicatriz, por exemplo. O betacaroteno presente no vegetal se transforma em vitamina A no organismo, que auxilia na regeneração abdominoplastia antes e depois da pele e evita inflamações. Esta dieta para prisão de ventre é rica em alimentos que estimulam o funcionamento do intestino, acelerando o trânsito intestinal e… A dieta para refluxo deve ser balanceada e rica em fibras, frutas, leguminosas, cereais integrais e proteínas magras.

Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia. Você pode adicionar uma colher de sopa de alimentos como chia ou linhaça em frutas e iogurtes no café da manhã para extrair os benefícios desses alimentos, por exemplo. Entre os alimentos dessa categoria também se destacam o peito de frango e algumas carnes bovinas como o patinho, o lagarto e o filé mignon. Para remover a tatuagem, pode-se fazer tratamento com laser, dermoabrasão ou cirurgia, indicados pelo dermatologista de acordo com o… Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.