Como Fazer O Controle De Estoque

Como Fazer O Controle De Estoque

18 de September de 2021 Off By Executiva

É necessário manter muitas planilhas atualizadas, algumas informações não são integradas e, no final do dia, você e os seus funcionários acabam se perdendo em meio a tantos papéis e dados desencontrados. Reúna as equipes de compras, vendas e financeiro, além dos responsáveis diretamente pelo estoque, e estabeleça processos e metodologias para facilitar a rotina e a comunicação. No setor varejista, download planilha grátis principalmente para as grandes organizações, é obrigatória a entrega do Relatório Anual de Inventário, em que constam todas as informações sobre o que a empresa tem em estoque. Por meio das informações e dos números coletados na conferência, manutenção e gerenciamento do estoque, você poderá ter mais controle sobre como andam as suas vendas, as finanças e, inclusive, a sua posição no mercado.

Contendo uma planilha com todas as informações necessárias ou um sistema apto para o controle de estoque, você terá a organização que o trabalho solicita. Não importa o produto, volume e tamanho físico do seu estoque ou do sistema de controle que você utiliza. A otimização do controle de estoque é o que fornece informações precisas sobre as compras, ou seja, o volume em que ocorrem e com que frequência.

A melhor maneira de equilibrar e organizar o estoque é contar com um software de gestão. O procedimento de controlar o estoque é basicamente monitorar os produtos armazenados para garantir que as vendas ocorram de forma natural, sem ter produtos em excesso e nem que falte no estoque durante o período. Não parece algo complexo, mas a organização interna é fundamental para se conheça o fluxo de vendas e apostar nos produtos certos para comprar, assim como promover outros produtos que estão sem giro no estoque. Nesse caso, o controle de estoque mínimo e máximo de cada produto ajuda a manter um equilíbrio, evitando a falta de mercadorias ou armazenamento excessivo de itens.

Muitas vezes, trabalhar com um estoque pequeno é o ideal para conseguir gerir ele da melhor forma. Produtos de grande procura devem estar sempre em reposição, mas isso não significa que devamos comprar itens em numerosas quantidades, sem o devido planejamento.

Planilha De Giro De Estoque

Realizar um controle de estoque eficiente é uma tarefa importante para garantir o equilíbrio financeiro de empresas de todos os portes. Para fazer isso, basta seguir as dicas para controle de estoque que listamos neste artigo. Agora que você já conhece algumas das melhores práticas para gestão de estoque, é hora de tomar uma atitude para retomar as rédeas do setor.

dicas para controle de estoque

Defina Níveis De Estoque De Segurança

Estipulando o inventário rotativo, é possível definir ciclos de conferência para diversos tipos de itens. Tomando esta medida, fica mais simples verificar se o controle de estoque está sendo eficiente, além de perceber falhas e desvios mais facilmente. Ou seja, uma boa gestão de estoque contribui para aumentar a lucratividade, assim como a falta de controle pode prejudicar a saúde financeira da empresa. Para chegar em um bom resultado, o gestor pode escolher o método de controle de estoque que mais se encaixa no negócio e seguir as dicas abaixo para garantir uma gestão de qualidade. Isso garantirá um conhecimento real dos investimentos parados, bem como auxiliará em todo o processo de gestão.

Como precaução, é necessário fazer inspeções periódicas para avaliar o estado dos produtos. Junto a isso, também favorece a produtividade e a redução de custos. É importante destacar que padronizar não significa tornar o processo menos flexível. O principal intuito da padronização é otimizar o processo, e não o tornar algo “engessado”.

Desse modo, é possível manter o abastecimento evitando tanto o excesso como a falta de itens que prejudicam o atendimento do mercado, mesmo com a oscilação da demanda. O desperdício, o vencimento de produtos no estoque e a obsolescência são indícios claros de que a sua empresa tem enfrentado desafios relacionados à área de armazenagem.

Tente fazer disso uma rotina semanal ou quinzenal para garantir que você tenha real controle sobre o estoque. Para melhorar todo o processo de gestão de estoque, primeiro é preciso “organizar a casa”.

Mas hoje você precisa, pelo menos, de planilhas e, de preferência, recursos mais avançados para a otimização dos esforços. Por isso, tenha um cuidado extra para evitar o envio de produtos com defeitos, errados ou fora do prazo, por exemplo. Por isso, defina um limite de perdas e danos, buscando se manter dentro dessa meta. Porém, é claro que recomendamos a adoção de um controle online, mas entendemos se você ainda não estiver pronto. Isso, inclusive, pode servir de insight para pensar em novos produtos a serem comercializados em sua empresa. É importante, também, estudar o comportamento do consumidor que costuma comprar em seu negócio.