Como desenvolver habilidades de liderança

Como desenvolver habilidades de liderança

18 de maio de 2023 Off Por ExecutivaForte

“O líder que faz a empresa se tornar excelente tem um espírito de servir – a uma causa, empresa, meta. As pessoas em posições altas devem fazer as melhores perguntas ao invés de oferecer todas as respostas – e encorajar e proteger as pessoas que fizerem as perguntas difíceis. É fundamental distinguir entre liderança e autoridade.Podemos desenvolver pessoas, jovens ou não, para que pratiquem a liderança sem autoridade. É a prática contínua, em todo e qualquer nível organizacional, que faz a liderança existir.

Então, o gestor deve se adequar estrategicamente, com agilidade, inteligência e rapidez, para atender a demandas específicas. Essa liderança é considerada situacional porque depende de diversos fatores, como as pessoas envolvidas ou a tarefa que precisará ser executada. O desafio está na habilidade do líder de tomar decisões que sejam pertinentes a cada demanda.

Além disso, os líderes mediam relacionamentos atribulados, resolvendo conflitos entre colegas de trabalho. Para liderar grandes times, é preciso ir além das habilidades profissionais Aprenda com o Le básicas, como visão estratégica, boa oratória, postura e conhecimento técnico. Um grande diferencial e facilitador na hora de exercer essa função, é ter um olhar humanizado.

livros que falam sobre liderança

Investir no desenvolvimento de pessoas é algo que traz benefícios diretos para a empresa e para o… Essa é uma atmosfera bastante positiva para os negócios, não só em termos financeiros, mas para a imagem da organização. Em geral (e não só quando são submetidos ao PDL), profissionais satisfeitos contribuem para que os clientes também se tornem embaixadores. Durante a leitura deste texto abordamos várias vezes o papel das lideranças na satisfação dos colaboradores. Pessoas que explicam processos sobre a empresa que não ficaram bem-entendidos ou tentam mediar conflitos também merecem atenção.

  • Os líderes devem ser capazes de se comunicar claramente e de forma persuasiva, comunicando diretrizes, objetivos e expectativas.
  • Um chefe é, de fato, alguém que ocupa um cargo de chefia e é responsável por outras pessoas dentro da empresa.
  • Então, o gestor deve se adequar estrategicamente, com agilidade, inteligência e rapidez, para atender a demandas específicas.
  • Aqui você encontra dicas sobre planejamento de carreira, artigos de especialistas, informações para alavancar suas habilidades profissionais, além de acompanhar as tendências de mercado.
  • E grandes líderes podem até mesmo despertar sonhos em seus seguidores, mas segue uma linha que trilha o caminho para os objetivos que estabeleceram de antemão.
  • A partir da comunicação e da observação de dados, saiba identificar o problema e suas possíveis soluções.
Desenvolvendo habilidades de liderança

Nele, mostramos 5 dicas para criar uma página da sua empresa na internet. Nesse caso, o líder deve ser um espelho para os seus liderados, mostrando a eles a importância de serem flexíveis e estarem prontos para a mudança. Esse gestor é empático com a equipe, mas também sabe chamar a atenção quando necessário, ainda assim os tratando com respeito e assumindo responsabilidade junto ao time. Por outro lado, tem dificuldade em sair da zona de conforto, entregando soluções inovadoras e respeitando a individualidade dos membros da equipe.

Dê espaço para o seu time expor ideias

O que torna um líder excelente, para ele, não é questão de gênio, personalidade ou carisma, mas de a unidade pessoal. A liderança acontece quando o entusiasmo se espalha através de uma visão persuasiva, da habilidade se conectar com as pessoas emocional e racionalmente e da paixão pelo que se faz. Esteja aberto a novas experiências e informações e sempre peça feedback sobre sua performance, incluindo quais são seus pontos fortes e pontos que pode melhorar. É possível desenvolver suas atitudes de liderança em qualquer idade, dentro ou fora de uma posição remunerada. Na época estudantil, isso fica ainda mais fácil através de movimentos estudantis, empresas juniores e outras iniciativas do tipo onde jovens têm um grau alto de autonomia e responsabilidade. Valores são um conjunto de crenças pessoais que guiam nossas escolhas e avaliações e também influenciam nossa satisfação profissional no médio e longo prazo.

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Pessoas proativas são aquelas que estão um passo à frente das situações, se antecipando aos problemas ou dispostos a ajudar com uma solução — mesmo que não seja função do seu cargo ou departamento. Isso se reflete em melhorias na produtividade, condução eficiente de projetos e processos, além de facilitar a gestão de pessoas. Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil. Se envolva, compartilhe e saiba integrar a comunicação de toda a equipe para que todos possam participar e te ajudar a atingir o objetivo final. Estruture os planos de ação, mas também faça parte da execução, orientando e guiando seus liderados para atingir o melhor resultado possível.

GPTW, por meio de diversos programas de capacitação, podem ajudar, pois acreditam que qualquer pessoa, de qualquer posição, tem potencial para ser um líder de sucesso. Líder com espírito colaborativo, que se envolve e participa das atividades junto com a equipe, mostra a importância da troca, da interação e da cooperação para que os resultados sejam consistentes e satisfatórios. Para não matar a criatividade antes mesmo que ela surja, é importante não ter medo de errar. Se uma solução não der certo, ao menos vai gerar aprendizado e melhorar a sua atuação.

Elas mesmas acreditam que nunca serão capazes de se tornarem líderes ou, ao menos, adquirir algumas das competências de sucesso dos líderes. Liderança é o processo de dirigir e influenciar outras pessoas para alcançar um objetivo comum. Líderes são aqueles que têm a capacidade de motivar, inspirar e guiar outros. Caso seja no segundo, busque primeiro desenvolver habilidades de liderança em VOCÊ, para então passá-las aos demais membros de sua equipe.