Bacharelado Em Jornalismo Digital

Bacharelado Em Jornalismo Digital

24 de dezembro de 2021 Off Por ExecutivaForte

Além do mais, a comunicação costuma ser mais descontraída e informal. A partir dos anos 2000, a internet saiu dos filmes de ficção científica e se tornou parte da nossa realidade. Como consequência, o mercado de trabalho precisou se adequar e passar por transformações. Todas as vantagens oferecidas pelo e-mail dependem de seu uso responsável e funcionam melhor se enviadas para aquelas pessoas com as quais já foi mantido um contato anterior ou que concordaram previamente em recebê-los. Mesmo assim deve ser dada na mensagem a opção clara de a pessoa ser eliminada da lista e de futuros e-mails, se desejar.

À frente do cargo, Ana também passa a fazer parte do recém-criado Comitê de Regulamentação da Banca Digital, ao lado do diretor comercial Felipe Filippelli e demais nomes. Confira o que esperam as principais vozes da área O ano mal acabou e 2022 já traz… Você pode republicar as matérias da Pública de graça no seu site – só precisa seguir algumas regras. Desde o lançamento do Mapa do Jornalismo Independente, produzido pela Pública em 2016, as novas iniciativas jornalísticas não pararam de crescer.

Além disso, a fluidez dessas dinâmicas demanda habilidades plurais de conhecimento teórico e prático. Vamos mais a fundo nas áreas que em jornalismo e marketing digital são parceiros. Assim sendo, no dia a dia, esses profissionais elaboram pautas e textos pra Web, criam roteiros pra vídeos, conteúdo pra blogs, podcasts e atuam no Marketing Digital.

Seus primeiros passos foram dados na década de 1970 com o Teletext, sistema que mostrava textos e gráficos bastante simples em aparelhos de televisão adaptados para suportar o formato. Além disso, utilizar os dados e as métricas para entender o quanto de resultado o conteúdo gerou é primordial. Portanto, não esqueça que estamos tratando de marketing digital e que o universo online está repleto de dados, tudo vai depender como eles podem ser usados para criar estratégias mais personalizadas. Ainda em alta nas estratégias de marketing digital, o e-mail marketing pode ter muitas funções. A primeira delas, é levar notícias e novidades sobre a área que a empresa atua para os clientes, a newsletter, já ouviu falar? A capacidade de produzir textos fluídos visando as necessidades do leitor gera bons resultados em atrair clientes realmente interessados na marca.

jornalismo no meio digital

Muitas pessoas acham esta largura bastante confortável para a leitura do texto, apesar de, naturalmente, pode resultar em mais tela para ser rolada. A Maven é uma empresa de tecnologia que desenvolve soluções de Publicações Digitais, com foco em serviços para Jornais, Revistas e Órgãos Públicos.

Zé Raimundo acredita que a TV aberta tem uma vida longa pela frente. Segundo ele, essa longevidade vai requerer muito esforço dos jornalistas. Eu sou recém saído da TV aberta, estou aprendendo a me reinventar também.

O jornalismo mudou e, para quem iniciou a carreira sem tantas ferramentas digitais à disposição, se ver inserido nessa nova lógica de produção pode parecer assustador. Tenho alguma dificuldade com a tecnologia digital”, admite o jornalista José Raimundo, que possui 42 anos de profissão e reportagens televisivas históricas em sua bagagem. Para ele, o convívio e uso de plataformas como WhatsApp, YouTube, dentre outras, são hábitos recentes. Com mais de 40 mil seguidores no Instagram, ele costuma publicar passagens da vida pessoal e da carreira, sendo bastante admirado. Foi por lá que ele anunciou sua saída da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo, onde trabalhou por mais de três décadas. Uma página que usa meios para interagir-se com seu internauta está se adequando ao mundo virtual, pois transparece vontade de conhecer o que está pensando o seu leitor.

Também para a jornalista Caroline Gois os currículos dos cursos de jornalismo precisam passar por reformulação, para atender à exigência do mercado por profissionais multiplataforma e polivalentes. A prática é fundamental e esta deve ser o quanto antes passada e exemplificada nas salas de aula”, defende a diretora do Portal A Tarde. “Na minha época, já tinha o ensino para rádio e internet, mas era a parte prática de ferramentas e técnica. Acho que vale ser passado o conceito de gestão, Fofocas mercado e desafios da área. Unir teoria, técnica, prática e experiência sobre o dia a dia das redações”, afirma a gestora. Apesar de se originarem de campos diferentes, jornalismo e publicidade sempre foram complementares, com a publicidade atuando como sustentáculo do modelo de negócios da grande mídia. Hoje, o jornalismo também passou a ser uma ferramenta de marketing para que grandes marcas produzam conteúdos trazendo maior credibilidade para si do que a propaganda comum.

Quando a gente fala de um contexto de precarização diante de uma pandemia, isso ainda é mais forte”, conclui. Esse é o principal desafio enfrentado pelos profissionais da comunicação inseridos no contexto do jornalismo digital. É o que aponta Suzana Barbosa, professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA). A especialista foi ouvida pela reportagem da ABI, junto a focas e veteranos da imprensa baiana.