A prática esportiva como ferramenta educacional

A prática esportiva como ferramenta educacional

30 de agosto de 2023 Off Por ExecutivaForte

O autor também afirma que os eventos que mais influenciam no desenvolvimento de um indivíduo são as atividades realizadas com outras pessoas ou as que estas executam em sua presença. Dessa forma, evidencia-se a importância da qualidade do relacionamento estabelecido entre o atleta e seu professor/treinador, destacando-se a responsabilidade de ambas as partes. Já a atividade física refere-se a qualquer atividade que envolva o corpo e algum gasto de energia. As atividades físicas são a base de qualquer tipo de esporte ou exercício físico, mas não possuem necessariamente um sistema de regras ou uma rotina específica. CARÁTER E EDUCAÇÃO – Se expressa, até por diretrizes da psicologia como sinônimo de personalidade, como a representação dos traços morais de um indivíduo, acompanhados pela ética e pela moral, sendo que a educação é a aplicação de métodos e regras que assegurem a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano dentro de toda a linha de raciocínio do jogo limpo.

O melhor de tudo é que os valores esportivos são colocados em prática e adquiridos de naturalmente durante a prática esportiva. Deve-se destacar, porém, que essas intervenções não serão efetivas se a família não participar de tal processo, transmitindo valores coerentes com os trabalhos no contexto esportivo. Sabe-se que a família é o principal modelo e agente de formação de valores, crenças, atitudes e comportamentos; portanto, ela deve ser a primeira a preocupar-se com o processo de educação de seus filhos, fazendo com que o contexto esportivo seja um ambiente que complemente e auxilie na formação e no desenvolvimento dos participantes. Foi estabelecido contato com duas instituições esportivas de alto rendimento e requisitou-se a assinatura do termo de consentimento institucional. Em seguida, o pesquisador contatou os participantes, explicando o objetivo da pesquisa e solicitando a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (caso os atletas estivessem de acordo com a participação), o qual autorizava a gravação das entrevistas. Estas foram realizadas individualmente nos próprios clubes esportivos, em local reservado, e os relatos foram transcritos e analisados qualitativamente.

O esporte requer a obediência a regras determinadas e o respeito a uma autoridade constituída. Por mais talentosos que sejamos, precisamos nos ater às regras do jogo e às autoridades que garantem o seu cumprimento. Os treinadores esportivos de crianças e adolescentes estão ensinando a eles muito mais do que um jogo. A repercussão que essa atividade irá adquirir na vida do praticante dependerá da forma como é conduzida, pois ela pode apresentar um caráter tanto inclusivo, quanto extremamente excludente.

Quais são os 5 valores do esporte?

Os valores do esporte, a chave para a educação dos jovens

O autor destaca que essa atividade é importante nas fases iniciais do desenvolvimento, mas também se constitui como um modelo de educação permanente, que se estenderá por toda a vida da pessoa e, portanto, continuará beneficiando-a ao longo do tempo. Aqueles que se aventuram ou já se aventuraram por esse universo têm ou tiveram a oportunidade de perceber quanto a atividade esportiva pode ser cruel e excludente, sendo muitas vezes extremamente exigente e competitiva. É por isso que o esporte pode ser considerado, nos dias atuais, como um dos fenômenos sociais de maior impacto em todo o mundo, fazendo com que indivíduos e nações compitam uns contra os outros, ao mesmo tempo em que une Senhor Esporte pessoas de uma forma como poucas outras atividades conseguem realizar. É nessa perspectiva que os jogos olímpicos, pan-americanos, mundiais e as copas do mundo tornaram-se megaeventos esportivos (RUBIO, 2007), que impactam as sociedades por onde passam e prendem a atenção do mundo, cujas nações mobilizam-se para assistir a esses atletas realizando feitos inacreditáveis, superando os limites do corpo e da mente humana e emocionando todos ao seu redor. A partir do resgate da concepção dos jogos realizados na Grécia antiga, Coubertin reinventou os Jogos Olímpicos da era moderna, evento que tinha por objetivo criar oportunidades para a união e a participação de todos os países do mundo.

Disciplina

Quem quer trapacear acaba nas sarjetas do mundo do esporte e, é claro, se sente sempre insatisfeito consigo mesmo. O professor na escola que descobria que eu tinha que gastar meu tempo se dava bem comigo, os outros não, porque eu sempre fui assim na escola, eu tinha facilidade, considerado aquele inteligente da sala, porém bagunceiro, eu fazia as coisa rapidinho assim, fazia rapidinho, e depois não tinha nada pra fazer aí eu bagunçava. Optou-se pelo método qualitativo devido à possibilidade de este fornecer uma compreensão mais profunda dos fenômenos sociais, destinando uma maior relevância ao aspecto subjetivo da ação social diante da configuração das estruturas societais e valorizando as especificidades do objeto estudado (HAGUETTE, 2007). No presente trabalho, foram realizadas entrevistas por meio do método de história de vida, no qual o participante narra sua vida, transmitindo sua interpretação sobre o fato social vivenciado de uma forma individual, mas também fornece elementos sobre o momento histórico em questão e sobre as instituições com as quais se relacionou (RUBIO, 2006). Realizou-se uma coleta piloto de dados com um atleta que atendia aos critérios estabelecidos, para posterior aplicação do método com os participantes da pesquisa.

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Sanches (2009) afirma que a capacidade de superar adversidades pode ser considerada mais um aspecto a ser desenvolvido por meio da prática esportiva, já que esta oferece diversas situações consideradas de risco, mas também estimula o indivíduo a criar recursos internos e externos para lidar com os obstáculos. Dessa forma, evidencia-se a relevância social do tema abordado, que pode ser complementada pela necessidade de desenvolvimento da área no âmbito acadêmico. Na psicologia do esporte, percebe-se que, ao longo dos anos, o interesse por tal campo e linha de trabalho está aumentando progressivamente, porém, ainda há muito o que ser feito. Até os dias atuais, tanto na esfera da prática profissional quanto na da pesquisa científica, ainda se percebe a predominância do interesse pelo esporte de alto rendimento. Em 2009, Sanches analisou o programa do IX Congresso Sul-Americano de Psicologia do Esporte, realizado em Belo Horizonte em outubro de 2008. Os resultados indicam que, dentre as vinte conferências e mesas redondas oferecidas no evento, apenas quatro abordavam temas relacionados ao esporte educacional ou à qualidade de vida (SANCHES, 2009).