A importância do cinema na atualidade

A importância do cinema na atualidade

14 de junho de 2024 Off Por ExecutivaForte

Uma trama que envolve relações familiares e a necessidade do respeito às diferenças, além dos perigos do aparato desenfreado da tecnologia podem ser motes de debates e conversas. É uma animação que também pode trazer à baila diferentes temas como amor entre família e amigos, importância de obedecer aos pais, coragem para enfrentar os próprios medos e superação. Como paródia de outros filmes baseados em fantasias infantis, tanto o original quanto as suas continuidades despertam o senso crítico das crianças e alertam para a importância de que elas não se apeguem às aparências físicas, valorizando mais o caráter, a honestidade e os bons sentimentos das pessoas.

O filme imperdível para assistir depois de Sob as Águas do Sena

Embora esteja previsto na Lei, há muitas escolas que têm dificuldades em dispor dos aparelhos necessários. Entre elas, está a possibilidade de fortalecer o gosto pela arte, despertar a criticidade e reter a atenção dos alunos para assuntos que, normalmente, são repassados pelas aulas expositivas. Dos documentários, filmes, séries e quadrinhos, nossa missão é trazer informação e sugestões do que assistir, seja no cinema, na tv ou no streaming.

– Os filmes estimulam a criatividade

Portanto, para alcançar a plena democratização do acesso à cultura, é necessário questionar e transformar as estruturas opressivas do sistema capitalista, e buscar caminhos que valorizem a arte e a cultura como direitos fundamentais de todos os indivíduos. Somente assim poderemos avançar em direção a uma sociedade em que o cinema seja verdadeiramente acessível e representativo, contribuindo para a inclusão social e a construção de um futuro justo para a classe trabalhadora. Ademais, é notório que o cinema também pode trazer em seus conteúdos questões sociais e coletivas que precisam ganhar visibilidade para serem resolvidas. Nesse viés, tem- se o exemplo do filme “1984”, de George Orwell, que a imposição do governo autoritário proíbe a circulação de qualquer tipo de cultura contra o governo, ocultando mazelas sociais e impedindo a expressão da população.

Como os filmes retratam a importância dos ambientes de inovação na geração de novas tecnologias

Neste artigo, vamos explorar por que o cinema continua sendo uma forma de arte tão relevante nos dias de hoje. Levar filmes para a sala de aula é uma ótima estratégia para os professores conseguirem discutir com os alunos temas da atualidade, fatos históricos, drogas, saúde, meio ambiente e outros problemas sociais. Por outro lado, o filme contribui para despertar a atenção dos estudantes à medida que traz, de modo diferenciado, conteúdos necessários à formação curricular, sendo apresentados por uma linguagem interativa e que tende a sensibilizar quem está assistindo.

Quando alguém conta uma história com verdade, sentimento e boa articulação, não importa se é criança ou adulto quem ouve. Muito provavelmente, você ainda se lembra do primeiro ou do mais impactante dos filmes a que assistiu no cinema durante a infância. Por isso, jamais esqueceremos nomes como Paulo Gustavo, que tantas vezes nos fez rir, chorar, e chorar de rir; ou Matthew Perry, o eterno Chandler de “Friends”, que também brilhou em filmes hilários como “17 Outra Vez”.

Qual é a importância de um filme?

No Reino Unido, automaticamente lembramos dos filmes de Monty Python e todos reconhecemos o humor britânico pelo seu sarcasmo e acidez já tão característicos. Os professores podem utilizar esses recursos tanto para trabalhar os conteúdos a ser ministrados com os estudantes, como para complementar sua própria formação. Estar atento à programação do seu município para recomendar determinados filmes em sala é outra estratégia válida para voltar ao tema, aguçando a iniciativa para que eles frequentem esses espaços com suas famílias e amigos.

As diversas aventuras vividas pela dupla permitem a abordagem de temas como desequilíbrio ambiental, respeito à flora e à fauna marítima, respeito às diferenças e aos idosos. O professor pode, ainda, aprofundar essa esfera do conhecimento ao abordar informações como a história do cinema, seu surgimento ou profissionais envolvidos. Além disso, diferentemente dos adultos, o cérebro infantil nessa faixa etária (0 aos 6 anos) interpreta os diversos vocábulos referentes a uma determinada coisa ou pessoa como um único elemento. Todos nós conhecemos os grandes humoristas americanos, da série “Todo Mundo Odeia o Chris” de Chris Rock, até os filmes de Adam Sandler.

Aclamadíssimo filme da Pixar, de 2003, o pequeno peixe-palhaço, Nemo, vive aventuras prazerosas e perigosas após ser capturado por um mergulhador. O protagonista é o robô cujo nome dá título ao filme e que atua na compactação e organização de todo esse entulho. É possível, entretanto, aprimorar a consistência dessas reflexões que a sessão proporciona. Debates ao final da exibição, ainda que de forma lúdica, envolvendo todos os eixos pertencentes ao tema Filmes Online HD Grátis abordado contribuem para tal. Temáticas das mais diversas, como sustentabilidade, bullying, ética, cidadania, empatia, coragem, determinação ou meio ambiente, por exemplo, podem ser mais bem debatidos por meio desta experiência estética e sensorial. Certas marcas são mesmo indeléveis, inclusive por contribuírem com a formação do ser humano adulto que, atualmente, relembra com carinho ou saudade do arrebatamento que uma obra audiovisual lhe trouxe.

É uma oportunidade para escapar da realidade, relaxar e desfrutar de momentos de puro entretenimento. Seja através de comédias hilárias, dramas emocionantes ou aventuras épicas, os filmes têm o poder de nos transportar para longe das preocupações do dia a dia, mesmo que seja apenas por algumas horas. A magia de ser transportado para outros mundos, vivenciar diferentes histórias e experimentar uma ampla gama de emoções é algo que transcende gerações. Os filmes conseguem nos fazer rir, chorar, refletir e nos conectar com personagens e situações que talvez nunca vivamos na vida real.

Isso porque a comédia está ligada diretamente às culturas locais, a situações cotidianas reconhecíveis por cada sociedade. Todo espectador gosta de se reconhecer na tela, e se identificar de forma bem-humorada com os personagens, mesmo em situações difíceis, traz leveza à vida. À medida que avançamos para o futuro, é certo que o cinema continuará evoluindo e se adaptando, mas sua importância como forma de arte e meio de expressão jamais será diminuída. Então, da próxima vez que você se acomodar em sua poltrona de cinema favorita, lembre-se do poder transformador que esse meio possui e aproveite cada momento dessa jornada cinematográfica única. Personagens icônicos, citações memoráveis e cenas emblemáticas se tornam parte do nosso vernáculo comum.

A indústria cinematográfica, impulsionada pela busca de lucro, produz filmes em massa que priorizam a rentabilidade em detrimento da diversidade cultural e das narrativas autênticas. Esse processo de comercialização do cinema resulta na marginalização de comunidades com menor representatividade social e cultural. Essa lógica beneficia principalmente os grupos já privilegiados, que historicamente lucraram com narrativas que os favorecem.