O que fazer se a seguradora não quer pagar a indenização?

O que fazer se a seguradora não quer pagar a indenização?

26 de junho de 2024 Off Por ExecutivaForte

Divergências de informações no ato da contratação e infrações ou problemas são alguns exemplos. Envolveu-se em um sinistro e está preocupado com a possibilidade de não ser indenizado corretamente? Acompanhe este artigo e descubra quando a seguradora pode negar a indenização do seguro auto. Outro motivo para a seguradora recusar o pagamento é se o aparelho estiver fora do período de garantia ou se a apólice de seguro tiver expirado.

Como agir em caso de sinistro

É fundamental manter-se atualizado sobre os termos e condições do contrato de seguro para evitar surpresas desagradáveis. Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre quando uma seguradora pode se negar a pagar. Se você tiver mais perguntas ou precisar de informações adicionais, não hesite em entrar em contato com um profissional especializado.

Quando a seguradora pode se negar a pagar por danos no celular?

A apólice de seguro deixa isso claro e infelizmente não tem o que fazer neste caso, a seguradora não cobre o prejuízo. Caso os documentos necessários para resolução do sinistro não sejam enviados pelo segurado, infelizmente a seguradora não abrirá o sinistro. Digamos que você tem um serviço para guardar o seu veículo enquanto viaja, mas o lugar contratado não possui seguro e o seu carro foi danificado. Caso ocorra de um atraso de pagamento, antes que o não pagamento ocorra, entre em contato com sua seguradora imediatamente e negocie os valores em questão.

Perfil incorreto

Como existem profissionais habilitados e que analizam diferentes situações sobre o motivo do sinistro. Caso for comprovada a intencionalidade por parte do segurado, o seguro será negado. Em qualquer seguradora, seja de pequeno ou grande porte, qualquer mudança deve ser informada.

Ao contrário do que muita gente pensa, o contrato é um norte para o cliente e não só uma papelada cheia de cláusulas e palavras difíceis. Isso provavelmente garantirá a resolução mais rápida do problema com a empresa. A franquia do seguro tem valor fixo ou percentual, que fica determinado na apólice. Se as mudanças já tiverem sido feitas, entre em contato com a empresa e informe-a. Seja por “atrair” ladrões, seja por modificar a estrutura do auto e favorecer acidentes. Principalmente se isso for feito durante o período de vigência e a seguradora não for comunicada.

Quando a seguradora pode se negar a pagar?

E, se por acaso ocorrer alteração sobre essas informações durante a vigência do contrato, é preciso que o motorista informe a seguradora. Por exemplo, mudança de endereço, passar a usar o carro para trabalhar, se casar e outras. É de conhecimento de todos que a legislação proíbe a condução de veículo automotor se a carteira nacional de habilitação não estiver no prazo de validade.

Se uma destas regras for descumprida, não adianta reclamar, seja na seguradora ou na SUSEP. Se ela já estava prevista na apólice, era necessário ter prestado atenção antes. Se for constatado que estava acima do limite da via, poderá haver negação por parte da seguradora uma vez que o motorista assumiu o risco e descumpriu com a legislação.

A seguradora pode se recusar a pagar indenizações relacionadas aos danos em celulares em algumas situações específicas. É importante compreender essas exceções para estar ciente dos possíveis riscos e limitações da cobertura oferecida. Independentemente do que a seguradora ou mesmo o segurado afirmar, o que vale é o que está na apólice de seguro. Portanto, leia o seu contrato e veja se ela realmente está se limitando a efetuar o pagamento total do sinistro ou se isto está previsto no acordo. No entanto, se você constatar que a negativa da empresa de seguros em pagar a indenização do seu sinistro está acontecendo de maneira arbitrária, sem uma justificativa plausível, não deixe que seu direito seja negado.

Caso você case, separe, mude de residência, ou em algumas outras mudanças que devem ser informadas em contrato é extremamente importante avisar o seu corretor para que o endosso com essa alteração esteja anexada em contrato. Existem advogados especializados em direito securitário que podem orientar melhor o segurado, lhe ajudando a questionar essa negativa com o respaldo do Código Civil e conforme o Código de Defesa do Consumidor. Nesses casos, Seguro auto existem dois caminhos a serem percorridos para que essa negativa possa ser contestada pelo segurado. Isso porque, dependendo do período de atraso, o seguro pode ficar suspenso e até mesmo ser cancelado, fazendo com que o segurado perca o direito a ele. Outro caso que pode levar a essa negativa é o atraso no pagamento das parcelas. Após entregar todos os documentos solicitados na seguradora, ela terá um prazo de 30 dias para analisá-los.

Esta é uma situação onde cabe o que as seguradoras chamam de “Agravamento de Risco”. Mas após um sinistro, a seguradora verifica se as informações que possui condizem com a realidade. O seguro cobrirá apenas as situações descritas na apólice, as coberturas contratadas. Na maior parte das vezes, a seguradora permite que o usuário negocie a dívida Seguro de caminhão para receber a indenização. Pois são exatamente nesses detalhes que se encontram os deveres e direitos do segurado e da seguradora. Na Cotando Seguro você tem os melhores profissionais do mercado, todos especialistas em cada tipo de seguro, conseguindo fornecer informações valiosas para que você tenha o melhor plano pagando menos por isso.