Turismo: o que é, tipos, importância, no Brasil
Países como Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Argentina, Marrocos e Portugal são importantes exemplos. A World Travel Market apontou que 85% dos viajantes usam seus celulares tanto para fotografar quanto para descrever e compartilhar aspectos das suas viagens. 77% deles se baseiam em avaliações e publicações alheias nas redes sociais para definir seus destinos e 46% desse novo perfil de turista pesquisa e dá dicas de hospedagem para seus amigos.
Observando isso, órgãos ligados ao setor turístico e especialistas na área, subdividiram os tipos de turismo, reunindo as características de cada um. No exterior, cidades como Vichy, na França, Baden-Baden, na Alemanha, e Budapeste, na Hungria, já têm tradição em atrair viajantes com suas fontes de água que brotam da terra a temperaturas elevadas. Desde a Antiguidade, gregos, romanos, egípcios e árabes se deslocavam por grandes distâncias em busca de banhos termais, massagens e tratamentos terapêuticos longe de casa. Desde então, o mercado de turismo de esportes só cresceu, ganhando contornos épicos em competições que arrastam milhões de viajantes, como a Copa do Mundo, as Olimpíadas, maratonas, corridas de Fórmula 1 e muitos outros. Um dos tipos de turismo mais comuns é o turismo de estudos, popularmente conhecido como intercâmbio.
O turismo internacional, entretanto, representa uma parcela muito pequena dessa atividade no Brasil, predominando o turismo doméstico. O Brasil apresenta um enorme potencial turístico, o que se deve tanto à pluralidade cultural do país quanto às belezas naturais que são encontradas por todo o território nacional. Essa atividade obteve um expressivo crescimento na última década, com uma participação no PIB que atingiu o patamar de 4%, pouco mais de 270 bilhões de reais, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ao planejar uma viagem pelo país, é importante conhecer um pouco sobre os lugares para comer, onde se hospedar e o que fazer em um destino. O Conexão123 conta com materiais completos, que informam sobre os pontos mais procurados pelos visitantes. Já se a sua cidade é conhecida por ter paisagens de tirar o fôlego, você pode se tornar um guia de turismo e passar a atender praticantes do turismo de aventura. Isso inclui deslocamento para eventos corporativos, reuniões, capacitações e outros, geralmente ocorridos em grandes cidades. Com isso, viajantes do sul podem ir ao nordeste experimentar as delícias do lugar, ou pessoas do sudeste brasileiro podem ir conferir os temperos da amazônia, por exemplo.
O estudo do turismo abrange os conhecimentos teóricos e a prática organizacional das atividades turísticas, compreendendo áreas associadas, como a hotelaria, o entretenimento, os negócios e eventos de maneira geral. A pandemia de covid-19 afetou duramente o setor de serviços no Brasil, em especial as atividades turísticas. Isso aconteceu por conta das medidas de isolamento e das restrições a entradas e saídas que foram impostas em todo o mundo, o que diminuiu consideravelmente o fluxo de turistas que chegavam e que partiam do país. Internamente, a atividade arrefeceu em decorrência do espalhamento da doença pelo território nacional e também pelas medidas de quarentena. Essas necessidades pessoais correspondem ao descanso, ao lazer, a questões de saúde, à religião e outras motivações. Para além do deslocamento propriamente dito, o turismo engloba também todas as atividades, passeios, serviços e os gastos que são realizados no percurso e no lugar de destino.
É importante pensar sobre aspectos como preferências de atividades, instalações, biomas e verba disponível para a experiência é um ótimo começo. Nos anos 2000, o Brasil começou a receber mais de 5 milhões de turistas ao ano, com queda em 2002 e rápida recuperação nos períodos posteriores, principalmente a partir de 2003. Foi no ano de 2003 que o MTur foi oficialmente instalado no país, ficando responsável por cuidar exclusivamente de questões atreladas ao turismo.
De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil foi escolhido por aproximadamente 19 milhões de estrangeiros em busca de atrações naturais nos últimos três anos. Tamanha movimentação traz muitos benefícios ao país, principalmente Vá de catamarã Biotur para Morro de São Paulo para a econômica e preservação de áreas verdes, como parques nacionais. Não faltam lugares interessantes para conhecer nas terras tupiniquins e a retomada das viagens abre um leque gigantesco de opções.
Esse tipo de turismo é baseado na contemplação não invasiva da natureza, como visitas a cânions, cachoeiras, praias, matas ciliares e outros. Essa modalidade é praticada por todo aquele que viaja para vivenciar uma experiência esportiva, seja na prática ou apenas na audiência. A nível mundial, a lista inclui a peregrinação dos muçulmanos a Meca, na Arábia Saudita, Jerusalém, em Israel, Fátima, em Portugal, e Lourdes, na França, entre muitos outros. Isso significa percorrer romarias, frequentar retiros espirituais, participar de festas e celebrações de caráter religioso ou conhecer igrejas, templos e mesquitas, por exemplo.