14 filmes que retratam o valor da pedagogia e da educação
Ele enfatiza a importância do apoio familiar, da educação e do autoaperfeiçoamento como ferramentas para superar adversidades e alcançar o sucesso.
Contato
No universo do cinema, encontramos uma poderosa ferramenta para expandir horizontes, estimular o pensamento crítico e promover discussões significativas. Neste sentido, selecionar filmes para serem assistidos em sala de aula pode ser uma estratégia brilhante para enriquecer a experiência de aprendizado dos estudantes. Ao assistir aos filmes educativos voltados para jovens e adultos, podemos encontrar diversas temáticas que dialogam com as reflexões de Paulo Freire. Filmes que abordam questões sociais, políticas e culturais, e que estimulam a reflexão crítica dos espectadores, são essenciais para uma educação libertadora.
É um ótimo filme para discutir os valores da vida e a importância de se manter curioso e aberto a novas experiências. Existem diversas razões pelas quais usar filmes na sala de aula pode ser benéfico. Primeiramente, os filmes capturaram a atenção dos alunos de uma maneira que outros métodos de ensino não podem conseguir. A narrativa visual e auditiva pode tornar conceitos complexos mais compreensíveis e memoráveis.
Sendo assim, ele deve considerar qual debate quer promover e qual aprendizado espera proporcionar aos estudantes. Estefilme conta a história de Ernesto Che Guevara antes de ele tornar-se a pessoapor quem ficou conhecido. Ele era um estudante de medicina que decide viajarpor toda a América do Sul a bordo de uma motocicleta com seu amigo. Filhada Lagoa é um excelente filme para trabalhar em sala de aula na matéria deGeografia quando se trata de exploração mineral.
No final, a Desenhos Disney relação entre os dois personagens florescerá e Don Gregorio se tornará um “professor de vida” para o jovem Moncho. Isso terá que cuidar de dois filhos rebeldes, que com o tempo mudarão de maneiras para ficarem totalmente encantados com a nova babá. Com base nas lições de vida, a protagonista fará com que seus filhos mostrem atenção e até paixão pelas aulas. História de um professor que tenta influenciar um estudante rebelde do ensino médio e pouco tolerante em transformá-lo completamente.
Skeffington (Hume Cronyn), que mora numa cidade próxima, está insatisfeito com os métodos de Pat, que não tem medo de dizer que racismo é, em grande parte, culpado pela negligência dos estudantes. Quem já fez licenciatura na última década, certamente teve que assistir ao filme em uma das aulas. François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores. Esta comédia é considerada um dos melhores filmes para passar em sala de aula do ensino fundamental.
Atividades de História
O elenco conta com Henry Thomas (A Queda da Casa Usher), Drew Barrymore (Donny Darko), Peter Coyote (Lua de Fel) e Dee Wallace (Cujo). Além do prêmio, a obra obteve 93% de aprovação no Rotten Tomatoes e 8,5 no IMDb. Frank Baum contou com direção de Victor Fleming (…E o Vento Levou) e as atuações de Judy Garland (Nasce Uma Estrela), Frank Morgan (A Loja da Esquina), Margaret Hamilton (Treze Fantasmas), Ray Bolger (Paris em Abril). A dublagem conta com as vozes de atores famosos como Will Forte (Sweet Tooth), Maya Rudolph (Desencantada), Terry Crews (Brooklyn 99), Martin Short (Only Murders in the Building) e Ricky Gervais (The Office britânica). Essa história gira em torno da princesa Merida, uma jovem arqueira destemida e independente, filha do Rei Fergus e da Rainha Elinor.
Diante de uma sala majoritariamente branca em um bairro de operários na capital inglesa, o mestre enfrenta diversas dificuldades com a rebeldia dos estudantes. No entanto, não se intimida e aceita o desafio de trabalhar pela educação dos jovens. Ao ser enviado para um colégio interno, Ishaan conhece Nikumbh, o professor que compreende suas dificuldades e que aponta que estas decorrem da dislexia. É este encontro que faz com que a infância do menino tome rumos diferentes e, a partir daí, começa a compreender a leitura e as palavras, bem como a se relacionar com os colegas. Interpretado pelo inesquecível Robin Williams, John Keating é o novo professor de Literatura no tradicional colégio para garotos Welton Academy.
Mauro, de 12 anos, tem sua vida completamente transformada quando os pais, em 1970, em plena Ditadura Militar, “saem de férias”. Essas atividades reforçam o aprendizado e permitem que os alunos explorem ainda mais os temas abordados. A obra critica principalmente a ausência de modelos paternos positivos e a falta de envolvimento dos pais na vida de seus filhos, bem como os impactos negativos dessa ausência nas famílias e na sociedade como um todo. “Corajosos” é um filme que segue a jornada de quatro policiais que enfrentam desafios pessoais e profissionais enquanto buscam se tornar pais melhores e líderes em suas famílias e comunidades. O filme critica principalmente a segregação racial, a violência policial contra os manifestantes negros e as barreiras legais e sociais que impediam os afro-americanos de exercerem plenamente seu direito ao voto.
“A Lista de Schindler” é um filme baseado na história real de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou mais de 1.100 judeus durante o Holocausto, empregando-os em sua fábrica e protegendo-os da perseguição nazista. Assim, utilizar “O Primeiro da Classe” em sala de aula pode promover a empatia, a compaixão e a conscientização sobre questões relacionadas à inclusão e à diversidade. O filme retrata os desafios enfrentados por Brad na escola e na sociedade devido à sua condição. O filme critica principalmente as limitações físicas impostas pela ELA e os desafios emocionais e psicológicos enfrentados por Stephen e Jane. O filme aborda temas como racismo, discriminação, resistência não violenta e luta pelos direitos de voto.
Filmes infantis para trabalhar com seus alunos
Entre os 60 melhores filmes educativos para assistir, destacam-se algumas produções que se destacam por sua qualidade e relevância. Um exemplo é o filme “Uma Verdade Inconveniente”, que aborda a questão das mudanças climáticas de forma didática e impactante. Os filmes educativos são uma ótima forma de aprender de uma maneira mais descontraída e prazerosa. Existem diversas opções disponíveis que podem ajudar tanto jovens quanto adultos a expandirem seus conhecimentos e reflexões sobre diferentes temas. Abaixo segue uma lista com 15 filmes nacionais para crianças e adolescentes verem em cada momento do desenvolvimento, essa lista de filmes foi tirada do Centro de Referências em Educação Integral (EI).
Gruwell, interpretada por Hilary Swank, é uma jovem professora que começa a trabalhar em uma escola da periferia da cidade, em que a violência e as tensões relacionadas às questões raciais prevalecem. Portal brasileiro de educação com atividades gratuitas, recursos e materiais de todas as disciplinas para educadores melhorarem suas aulas. Nesse sentido, considere nossas indicações e desenvolva atividades com filmes para sala de aula. Em suma, é importante que os filmes para sala de aula se conectem com as disciplinas ou com a realidade dos alunos. Os professores não devem se limitar aos filmes “blockbuster”, ou seja, títulos de super-heróis ou que pertencem a franquias famosas.
Isso ficará complicado quando você ver como seus colegas de classe não facilitarão as coisas para você, em um país onde as meninas não têm os mesmos direitos que os meninos. Diante disso, o protagonista deve lidar para alcançar a coexistência e integração de todos os seus alunos. Um músico é forçado a se dedicar ao ensino devido a problemas econômicos, algo que ele não assimila. Por quase uma hora e meia, você saberá o que uma série de aulas educacionais pode dar a você e o efeito e influência que elas podem ter sobre os meninos. Entre Maestros não é apenas um filme, mas um documentário que nos fala sobre a experiência de um professor durante doze dias de aula com um conjunto de onze alunos. Outro filme que merece destaque é “A Teoria de Tudo”, que retrata a vida do renomado físico Stephen Hawking e sua luta contra a doença de ELA.